Massa de ar polar se afasta do país após frio no fim de semana

por

em

Baixar


Depois de um fim de semana com as temperaturas mais frias do ano até o momento, a massa de ar polar está se afastando do país. Com isso, a semana começa um pouquinho mais quente nas regiões Sul e Sudeste. Pelo menos durante as tardes, já que as próximas madrugadas vão continuar frias.

Mas ainda não convém guardar os casacos no armário. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, até o final de abril devem passar pelo país outras duas ou três massas de ar frio de origem polar, que devem derrubar a temperatura novamente.

O primeiro fim de semana do mês foi marcado por queda acentuada da temperatura, e em várias capitais no centro-sul foram registrados os dias mais frios do ano. Foi o caso de São Paulo, com mínima de 15ºC nesse domingo. No sábado, a cidade teve a menor máxima do ano: 20ºC.

Curitiba e Porto Alegre também tiveram a menor temperatura de 2025, com 12ºC nas duas capitais. Já o recorde de frio no país foi registrado em Urupema, na região serrana de Santa Catarina. A “cidade mais gelada do Brasil”, como é conhecida, teve temperatura mínima de -0,2ºC.

O outono também traz mudanças no regime de chuvas. Nos próximos dias, São Paulo pode ter quase o dobro das chuvas esperadas para abril, mês com menos umidade e média de 200 milímetros de acumulado. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, somente no último fim de semana choveu entre 150 e 350 milímetros no litoral paulista.

Já na Amazônia — onde de dezembro a maio ocorre o inverno amazônico —, em menos de seis meses, a região assiste a enchentes depois de uma seca histórica.



© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Meio Ambiente Inmet alerta para outros episódios de baixa temperatura São Paulo 07/04/2025 – 13:33 Daniel Ito / Liliane Farias Leandro Martins – repórter da Rádio Nacional Frio Chuvas segunda-feira, 7 Abril, 2025 – 13:33 1:53

Parceiros