Viva Maria destaca projeto da Rádio Clima, em preparação para a COP 30

por

em

Baixar


Esta edição do Viva Maria se despede do Acampamento Terra Livre (ATL), que reuniu milhares de indígenas em Brasília para lutarem por seus direitos nesta semana. O programa destaca a aula pública que foi ministrada no acampamento, realizada com o apoio da Escola de Rádio e Clima da Universidade de Brasília  (UnB). Participantes da disciplina “Rádio e Clima” vivenciaram uma experiência prática de comunicação popular e socioambiental, sob a coordenação da jornalista Letícia Leite e da professora convidada Naiara Bertoli, que conduziu os alunos por uma visita guiada e uma oficina de rádio. 

O lançamento da Rádio Clima está previsto para o começo de julho. A emissora terá como foco principal a cobertura de temas climáticos que afetam diretamente povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O objetivo é fortalecer o intercâmbio de comunicação entre Brasília e os territórios tradicionais, rumo à COP 30,que será realizada em novembro, em Belém.

Durante a aula aberta no ATL, os coordenadores de comunicação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sâmela Sateré-Mawé, Tucumâ Pataxó e Iago Kaingang, compartilharam os desafios de organizar e executar a comunicação do evento. A aula contou ainda com a presença de Mayra Wapichana, atual assessora de comunicação da Funai e convidada especial da roda de conversa.

Mayra Wapichana, jornalista de formação e ativista da comunicação indígena, falou sobre sua trajetória. Desde cedo envolvida no movimento indígena, ela ressaltou que a comunicação é uma ferramenta de luta essencial para os povos originários. Ela defende o rádio como meio de acesso à informação, principalmente em territórios onde a internet ainda não chega. Para Mayra, tanto o rádio tradicional quanto a rádio web são ferramentas valiosas. 

Questionada sobre a campanha lançada com apoio da cantora Anitta, Mayra elogiou a iniciativa. O vídeo da artista denuncia a ameaça às terras indígenas e relaciona a preservação da floresta com a segurança hídrica e alimentar do país. Mayra destacou a importância de celebridades amplificarem as vozes indígenas.

Sobre o tema, Mayra ressalta que a principal bandeira do ATL 2025 continua sendo a demarcação das terras indígenas. Ela criticou o avanço do marco temporal no STF e reforçou que o território é a base da existência indígena. “Estamos aqui para dizer que resistimos. A luta não é só pelo agora, é pelo futuro. Se não tivermos território demarcado, o que será de nós nesse Brasil que é nosso?”, concluiu.
 



© Jose Cruz/ Agência Brasil

Meio Ambiente Emissora destacará temas climáticos e importância dos povos indígenas. Brasília 11/04/2025 – 10:12 Rádio Nacional / Rilton Pimentel Mara Régia – Apresentadora do Viva Maria Viva Maria Acampamento Terra Livre Rádio Clima sexta-feira, 11 Abril, 2025 – 10:12 9:45

Parceiros