Baixar
Depois de sofrer a maior estiagem dos últimos 122 anos, o Rio Negro começa a recuperar o nível considerado normal. Quem passa pelas margens do rio se depara com uma grande vegetação: são as chamadas canaranas, espécies de capins aquáticos que se espalham pelo rio. O verde, que chama a atenção em contraste com as águas escuras do Rio Negro, atrapalha — e muito — a navegabilidade de pequenas e médias embarcações.
O corretor de imóveis Edney Almeida costuma passear de lancha no Rio Negro e detalhou como a vegetação vem dificultando o trajeto de embarcações. De acordo com a doutora em ecologia e professora Maitê Piedade, o aparecimento da vegetação é comum, porém chama a atenção pela quantidade que vem aumentando.
Com a dificuldade de ribeirinhos que utilizam os rios como via de transporte, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana diz que vem fazendo a retirada das plantas, inclusive na Praia da Ponta Negra, como forma de facilitar a navegação e garantir segurança aos banhistas.
Meio Ambiente Manaus 09/01/2025 – 11:56 Renato Lima / Edgard Matsuki Alfredo Azle – Repórter da Rádio Encontro das Águas rio negro Amazônia quinta-feira, 9 Janeiro, 2025 – 11:56 2:09