Gripe aviária: governo de SP emite ‘importante alerta sanitário’

por

em

Secretaria de Agricultura fala em riscos para os plantéis avícolas do estado


O Brasil segue livre da gripe aviária. Mas, mesmo diante de nenhum caso confirmado da doença que se alastra inclusive pela América do Sul, autoridades do país agem de forma preventiva. Nesta semana, por exemplo, o governo de São Paulo emitiu o que classificou de “importante alerta sanitário” sobre o tema.

  • Duzentos mil frangos morrem e autoridades se preocupam com gripe aviária

“Reforçamos a necessidade de verificações diárias da integridade das telas dos aviários (medida não superior a uma polegada – 2,54 cm), evitando assim que aves de vida livre tenham contato com as aves alojadas“, afirma a nota. O comunicado parte da Coordenadoria de Defesa Agropecuária de Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em conjunto com a Associação Paulista de Avicultura (APA).

“Não atrair aves aquáticas de vida livre que são os principais disseminadores do vírus”

“Que no interior dos núcleos não existam árvores frutíferas que possam atrair aves silvestres”, orienta o governo no material. “Manter área interna do núcleo avícola com vegetação baixa e sem acúmulo de água, principalmente neste período chuvoso, para não atrair aves aquáticas de vida livre que são os principais disseminadores do vírus”, prossegue sobre as ações contra a influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).

Os órgãos destacam que “imensos prejuízos” serão registrados em caso de disseminação da gripe aviária no estado. Assim, a APA e o governo de São Paulo citam que três vizinhos do Brasil lidam com surtos da doença: Argentina, Bolívia e Uruguai. Além disso, a nota apresenta outras duas orientações como forma de prevenir a doença:

É extremamente prudente o recolhimento destas aves (tipo free range, caipiras ou de capoeira) para o interior dos aviários; e
Restrição absoluta de visitas de pessoas alheias à atividade produtiva, principalmente vindas do exterior, visando a preservação da saúde e bem-estar das aves do plantel.
Canais disponíveis para dúvidas sobre a luta contra a gripe aviária
gripe aviária – argentina – wilson dias – agência brasil – níger
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Na nota, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária de Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a APA disponibilizam contatos para que produtores rurais paulistas e empresas vinculadas à avicultura entrem em contato em casos de dúvidas sobre as medidas a serem adotadas contra a gripe aviária. O governo informa que o e-mail [email protected] e o número telefônico 19-9-9624-3468 estão disponíveis para essa finalidade.

fonte : canalrural

Parceiros